O parto humanizado é um conceito que prioriza, primordialmente, o protagonismo da mulher, suas escolhas e decisões. Dessa forma, o momento não é considerado um evento médico, mas, sim, emocional, familiar e espiritual.
Portanto, os médicos devem encarar o nascimento por parto humanizado um acontecimento natural, sem interferências injustificadas. É considerado, pela Organização Mundial da Saúde, um procedimento saudável, já que respeita o processo e evita ações desnecessárias ou de risco.
Benefícios do parto humanizado para o bebê
Para o bebê, a humanização do parto envolve ações mais delicadas e não agressivas. Assim, ele chega ao mundo em um ambiente propício e aconchegante, em que é dado o devido tempo para cortar o cordão umbilical para que aprenda a respirar com os próprios pulmões e se adapte às novas condições.
Além disso, a criança também não sofre intervenções desnecessárias como, por exemplo, banho precoce, colírio nos olhos, aspiração e esfregação. O parto humanizado também potencializa o sistema respiratório, diminui os riscos de contrair doenças e oferece maior tranquilidade para o bebê sair do útero.
Práticas recomendadas no parto humanizado
- Ter um acompanhante durante o trabalho de parto até o nascimento;
- Comunicação efetiva entre equipe médica e gestante, já que a mulher deve estar ciente dos procedimentos para fazer suas escolhas;
- Respeito no cuidado com a mãe;
- Aplicação de técnicas de relaxamento para dor;
- Oferecer alimentação e hidratação adequadas à gestante;
- Respeitar a melhor posição para a mulher;
- Permitir o contato pele a pele da mãe com o bebê;
- Amamentação logo após o nascimento.
Como é o trabalho de parto?
Nesse processo, a bolsa deve romper de forma espontânea. A ruptura artificial só será necessária caso o trabalho de parto esteja bastante avançado, no intuito de coordenar melhor a dinâmica do útero ou então observar o aspecto do líquido amniótico. Além disso, o médico obstetra deve estar ao lado da parturiente, acompanhando atento ao momento, mas sem exagerar no seu papel.
A anestesia pode ser usada no parto humanizado a fim de aliviar as dores, mas somente se for desejo da mulher. Normalmente, a preferência são os métodos mais naturais como, por exemplo, banhos aquecidos, massagens locais e técnicas de fisioterapia.