Saúde da mulher

Assim como ter uma boa alimentação, fazer exercícios e cuidar da mente, manter as visitas de rotina ao ginecologista também é uma forma de cuidar da saúde e do bem-estar da mulher. Além de fazer exames e tirar dúvidas, ainda é possível prevenir o surgimento de doenças, principalmente as sexualmente transmissíveis.

 

Exames de rotina

 

A partir da primeira menstruação, a mulher é orientada a consultar o ginecologista, no mínimo, uma vez ao ano. O papanicolau, por exemplo, deve ser feito a partir do início da vida sexual e avalia células do colo do útero. Já a mamografia anual é recomendada para mulheres acima dos 40 anos, ajudando preventivamente no diagnóstico de câncer de mama.

 

Além destes, existem outros exames de rotina importantes, como ultrassom transvaginal e de mamas, colonoscopia, vulvoscopia, captura híbrida e exames de sangue.

 

Motivos para consultar periodicamente um ginecologista

 

  • Prevenção de doenças

 

O câncer de mama e o de colo de útero estão entre as doenças malignas mais comuns. Além disso, inúmeras outras doenças graves podem afetar as mulheres, como, por exemplo, infecções, endometriose, ovários policísticos e miomas uterinos.

 

Por isso, o acompanhamento com ginecologista pode identificar precocemente essas patologias, o que também resulta em um tratamento mais bem sucedido.

 

  • Controlar desequilíbrios hormonais

 

A mulher pode apresentar desequilíbrio hormonal em situações como gravidez, período pré-menstrual ou menopausa, por exemplo. Isso também pode ser controlado com consultas de rotina, visto que o ginecologista acompanha a situação da paciente e pode receitar medicamentos para minimizar esses efeitos.

 

  • Tratar menstruações irregulares

 

Problemas menstruais como irregularidade de ciclo, ausência e dores intensas podem estar relacionados à doenças mais graves. Por exemplo, endometriose, síndrome dos ovários policísticos e alterações na tireoide. O acompanhamento com ginecologista evita o agravamento dos sintomas e das patologias.

 

  • Disfunções sexuais

 

As disfunções mais comuns são dores durante as relações, falta de desejo sexual ou dificuldade em atingir o orgasmo. O acompanhamento anual ajuda a entender as causas emocionais ou físicas, bem como indica o melhor tratamento para que a mulher tenha uma vida sexual feliz.

 

  • Definição de métodos anticoncepcionais

 

É um dos principais motivos pelo qual as mulheres procuram um ginecologista. Existem diversos métodos disponíveis, mas somente o médico pode indicar o que melhor pode se adaptar ao seu organismo. Em caso de efeitos colaterais intensos ou má adaptação, somente uma avaliação profissional pode ajudar.

 

  • Ter uma gravidez saudável

 

Com exames específicos, indicados por um ginecologista, é possível analisar profundamente o sistema reprodutor da mulher e identificar possíveis dificuldades para engravidar e métodos de corrigir esse problema.

Agenda sua consulta: