Cisto no ovário é uma condição caracterizada pela presença de uma bolsa de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário. Embora, muitas vezes, assintomático, isso pode provocar dor pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Além disso, a mulher pode sentir dores durante o contato íntimo, aumento da sensibilidade nas mamas e aumento de peso.
Normalmente, o cisto é benigno e desaparece depois de um tempo sem necessidade de tratar. Entretanto, quando existem sintomas, é fundamental procurar um médico para indicação correta de tratamento.
Tipos de cisto no ovário
- Cisto funcional: quando surge na idade fértil, da puberdade à menopausa, durante o ciclo menstrual. Nesse caso, existem dois subtipos: o cisto folicular, quando não há ovulação ou o óvulo não sai do ovário no período fértil; e o cisto de corpo lúteo, que aparece após a liberação do óvulo e, geralmente, some sem tratamento;
- Cisto dermoide: é formado a partir de células que também dão origem à pele;
- Cistadenoma: que se desenvolve por meio do tecido que reveste os ovários;
- Cisto endometrioma: quando o cisto no ovário é resultado da endometriose.
Diagnóstico
O médico pode identificar a presença de cisto no ovário através de exames como, por exemplo, palpação da região pélvica, ultrassom transvaginal, tomografia ou ressonância. Além disso, pode ser avaliado o tipo de cisto por meio de outros testes como a laparoscopia e o exame de sangue.
Além disso, o ginecologista pode solicitar um teste de gravidez. Isso porque os valores do Beta HCG podem excluir a possibilidade de gravidez ectópica, que apresenta os mesmos sintomas do cisto, e ainda ajuda a identificar o tipo de cisto.
Cisto no ovário pode ser câncer?
Normalmente, o cisto é apenas um tumor benigno que pode ser retirado por cirurgia ou desaparecer sozinho. No entanto, algumas características podem transformá-lo em lesão oncológica (câncer), por exemplo, seu tamanho, com septo espesso e área sólida. Caso exista suspeita, o médico deve solicitar um exame de sangue CA 125.
Tratamento
Geralmente, o tratamento para cisto no ovário é esperar que ele diminua de tamanho e desapareça sozinho, sem necessidade de tratamento. No entanto, em outros casos, pode ser solicitado o uso de anticoncepcional para suspender a ovulação ou uma cirurgia para retirada dos cistos.
Em casos graves, pode ocorrer uma condição chamada torção do ovário, que pode acontecer quando as lesões medem mais do que 8 cm e em mulheres que conseguem engravidar mesmo com cistos muito grandes.
Os principais sintomas da torção são dor intensa de um dos lados do abdômen, que pode aliviar com o uso de compressas quentes; náuseas e vômitos, que podem ser confundidos com apendicite ou obstrução intestinal. No caso de sentirem estes sintomas, as pacientes devem procurar um pronto-socorro imediatamente para cirurgia urgente.